sábado, 17 de janeiro de 2015

Despedida do cargo e não da luta

Foram anos de conhecimento e aprendizado. Anos em que pude conhecer pessoas maravilhosas, pessoas que sofrem. Tentei fazer o máximo do que me competia. Mais um trabalho cumprido.

No dia 14 de janeiro saiu minha exoneração da Coordenadoria Especial de Apoio e Assistência à Pessoa com Deficiência - CAADE. Um órgão que possui uma história linda de elaboração de políticas públicas e de trabalho junto à sociedade. Tive a honra de trabalhar com pessoas que amam esta causa, envolvidas e profissionais. Acredito que um trabalho não se constrói sozinho. É com uma equipe que é possível fazer o sucesso, assim, agradeço aos anos de aprendizado a todos os servidores da CAADE, desde aqueles que estiveram comigo no começo de meu mandato, na rua da Bahia e depois saíram, até aos atuais: não sei se vou lembrar de todos os nomes, mas é primordial declarar a nominata: Nelson, Rosália, Janaína, Mariana, Ana Lúcia Grossi, Juliana Chiari, Maria Alice, Juracy, Mauro, Marlene, Bruna, Júnia, Cristina Otoni.  

Atuar com políticas públicas é fascinante e instigador. Atuar em política pública é atuar para o povo e foi com este pensamento que pautei meu trabalho. Claro, não se consegue resolver todos os problemas, mas tentei fazer o que estava ao meu alcance.

Conhecer o trabalho do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência – Conped, que também me fez crescer como pessoa e profissional. Sentir os anseios da sociedade. Conquistamos muitas vitórias, mas tenho a certeza que ainda temos um longo caminho a percorrer, porém, tirei um aprendizado disto tudo: "a sociedade realmente não sabe a força que tem". É preciso cobrar sempre. Aos conselheiros, minha admiração pelo belo trabalho que realizam. Vocês traduzem o sentido da frase: “amor pela causa”. Meu muito obrigado e podem contar comigo sempre.

Continuarei na luta, na OAB/MG e no escritório. É uma história de luta maravilhosa, de reivindicações, de sofrimentos, de alegrias, que me apaixonei, afinal, também é uma luta minha.

Agradeço ao Senador Antonio Anastasia pela oportunidade e maturidade que adquiri.  
Agradeço às pessoas que ao meu lado estiveram na hora mais difícil, no começo do trabalho.

Ao novo governo, parabenizo pela criação da Secretaria, algo desejado pela sociedade e explícito na Conferência Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência. Por falar em conferência, não posso deixar aqui de declarar minha admiração pelos militantes ou não, pelos pais e mães que conheci. Esta participação ficará para sempre em meu coração.
Enfim... foram várias amizades, que me fizeram ser uma pessoa melhor, mais atuante, mais confiante...

Deixo o cargo, mas não deixo a luta pelos direitos das pessoas com deficiência!

ANA LÚCIA DE OLIVEIRA