sábado, 5 de julho de 2014




 Comissão da OAB/MG apresenta proposta de Projeto de Lei ao presidente da ALMG
Os membros da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa comDeficiência da OAB/MG reuniram-se, no dia 17 de junho, com o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Deputado Estadual Dinis Pinheiro para apresentar-lhe uma proposição de Projeto de Lei que considera pessoas com audição unilateral como pessoas com deficiência.
De acordo com o art. 1º da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, que entrou em vigor no Brasil em 2008, com status de emenda constitucional, prescreve: “Pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de natureza física, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade com as demais pessoas.
Assim, as pessoas com audição unilateral também enfrentam dificuldades em vários direitos, como na educação, no trabalho, etc. Inegavelmente, a surdez, ainda que unilateral, trata-se de um impedimento a longo prazo e de natureza sensorial. O ponto controverso a que se busca clarear se dá quanto à participação desse grupo de indivíduos de forma plena e efetiva em todos os aspectos sociais. Conforme já delineado, as barreiras sociais impostas pela sociedade ao surdo unilateral impõem ao poder público, a prática de políticas públicas tendentes a compensar as perdas destes cidadãos. Tal compensação se dá, no plano legal, através da inclusão destes no rol de pessoas com deficiência.
“Dinis Pinheiro mostrou-se solícito na defesa deste direito, mas não poderia ser o contrário porque é um grande defensor nas causas dos direitos das pessoas com deficiência”, disse a presidente da Comissão, Ana Lúcia de Oliveira. Também lembrou que o Deputado é autor do Projeto de Lei Nº 1.055/2011, que classifica a visão monocular como deficiência visual, que vem ao encontro à proposta da Comissão.
Participaram da reunião, além dos já citados, os membros da Comissão, Matheus Moysés Marques Dutra de Oliveira, coordenador do trabalho de proposta de Projeto de Lei e Eduardo Afonso Sampaio.