terça-feira, 13 de maio de 2014

Betim quer ampliar serviços da CIL



As Centrais de Interpretação de Libras (CILs) instaladas pela Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese) em Belo Horizonte e em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, para facilitar o acesso de pessoas surdas a serviços públicos por meio da tradução e interpretação da língua brasileira de sinais (Libras), já desperta interesse em Betim, na Metropolitana de Belo Horizonte, que tenta garantir uma unidade para o município.
Na última quarta-feira, Adalgiza Macedo de Araújo, responsável pela Coordenadoria de Apoio e Assistência à Pessoa com Deficiência (Caapd) de Betim, órgão ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social, visitou a unidade da CIL que funciona na Casa de Direitos Humanos (CDH) – órgão da Sedese -, no centro de Belo Horizonte, para conhecer de perto os serviços.
“De 2002 a 2008 tínhamos uma Central de Libras que fazia todo tipo de atendimento, como
ajuda em consultas médicas, casamentos, velórios e em órgãos públicos, mas não contávamos com a internet como possui a CIL de Belo Horizonte e Uberlândia. Há dois meses retomamos o serviço, já contamos com um intérprete, e estamos tentando junto ao Governo de Minas garantir esse serviço no município”, conta.
Nas Centrais já instaladas no Estado, o serviço é prestado de forma presencial - após prévio agendamento – ou virtual, sendo as demandas recebidas por e-mail, Facebook ou Skype com a utilização da Libras via webcams. As CILs possuem também uma sala especial de acolhimento, também pré-agendadas, para atender pessoas surdas que necessitam da intermediação dos profissionais de Libras para assuntos particulares.
“Hoje, só a Associação de Surdos de Betim tem 250 pessoas filiadas, mas sabemos que a demanda é muito maior. Nossa intenção, se conseguirmos o serviço com o governo de Minas, é instalar postos com internet nos 19 órgãos da Secretaria Municipal de Assistência Social e um no centro da cidade para atender à população”, informou, lembrando que o serviço implantado pela Sedese é “rápido, prático e eficiente”.
Neste mês, Minas deve ganhar mais uma Central de Interpretação de Libras, que será instalada no município de Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira. As Centrais contam com dois intérpretes de Libras que facilitam e viabilizam o acesso de pessoas surdas a serviços em hospitais, tribunais, delegacias e em outros locais de atendimento público, possibilitando o esclarecimento e a defesa dos seus direitos e contribuindo para a inclusão social e o desenvolvimento de sua cidadania.
Na última semana, o secretário Eduardo Bernis esteve com a ministra de Direitos Humanos, Ideli Salvati, para tentar garantir pelo menos mais uma unidade da CIL para Minas ainda neste ano.
Coordenadas pela Caade (Coordenadoria Especial de Apoio e Assistência à Pessoa com
Deficiência) – órgão também da Sedese – as CILs têm parceria dos governos de Minas (por meio da Sedese) e federal.

Informações:
CIL Uberlândia
(034) 3235-4174

CIL BH
(031) 3270-3625/3626/3627

Fonte: Acontece...Informativo semanal da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social
4ª edição • 5 a 9 de maio de 2014