segunda-feira, 30 de abril de 2012

Santa Rita do Sapucaí/MG realiza a I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência


I Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência é realizada em Santa Rita
Ouça a matéria:
A I Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência de Santa Rita do Sapucaí ocorreu no auditório da Escola Estadual Doutor Luis Pinto de Almeida, na manhã desta quinta-feira (26). O encontro discutiu as necessidades, propostas e elegeu delegados que devem representar Santa Rita na Conferência Estadual no mês de junho.

Durante toda a manhã, a coordenadora da Coordenadoria Especial de Apoio e Assistência da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, Ana Lúcia de Oliveira, falou sobre a importância da criação do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e da conferência estadual.

Ela diz que a garantia de direitos é o principal ponto a ser conquistado pelas pessoas com deficiência. “A questão da saúde, da educação, do trabalho que são questões de direito. Na verdade nós já evoluímos, mas temos muito a evoluir para chegar ao nosso objetivo que é a inclusão”.

Os municípios brasileiros têm se adequado para garantir a acessibilidade de pessoas com deficiência. Porém, para Ana Lúcia a acessibilidade vai além da pessoa com deficiência. “A acessibilidade para todo mundo. É para gestante, idoso e criança. A acessibilidade hoje não é mais física, hoje é da informação e da comunicação”.

De acordo com a presidente da Associação dos Deficientes do Vale da Eletrônica (Adevale), Joycinéia da Silva Gertrudes, na conferência também será discutido sobre a criação do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência. “O primeiro passo nós demos. Então é importante que as pessoas se conscientizem e procure a Adevale para saber como participar do movimento da acessibilidade”.


Fonte: http://www.difusora1550.com.br/noticias/jornal-noticias-do-dia/?id=3340