domingo, 29 de janeiro de 2012

Negócios estáveis


EMPREENDORISMO »

Paulo Renato Macedo Cabral*
Publicação: 29/01/2012 04:00
Uma vida sem riscos e incertezas parece ser mais fácil de ser vivida do que uma vida cheia de mudanças, altos e baixos e indefinições. De fato, viver de forma mais linear nos permite passar pela vida. Sabemos que a realidade não é assim, mas como desejamos uma vida mais linear. Tendemos a projetar o próprio negócio da mesma forma, ou seja, procurar criar algo que só nos proporcionará alegria no qual as dúvidas e incertezas não ocorram.

Aproveitando-se dessa lógica, fórmulas, receitas padronizadas, franquias infalíveis e até planejamento de empresas já prontas são apresentados ao mercado por algumas revistas e publicações que “vendem” aos interessados em abrir uma empresa a imagem de que é possível empreender sem risco e ter um negócio próprio de alto retorno e em curto espaço de tempo, com baixo investimento. Criar uma empresa sem riscos é muito difícil e, quando não, impossível. Todo negócio oferece desafios. Por mais que se planeje, no caminhar da empresa muitas coisas mudam. No mercado, não existem padronizações ou fórmulas prontas, mas sim mudanças constantes e necessidade permanente de inovação. Pessoas acreditam que copiando um negócio de sucesso,o risco será anulado. Isso não é verdade, pois a empresa que dá certo para um empreendedor não significa que dará certo para qualquer pessoa.

Os consultores e as instituições de apoio ao empreendedorismo comentam que muitas pessoas que buscam aconselhamentos para criar um negócio procuram uma empresa, ideia ou modelo que não ofereça risco. Muitos aspirantes a empresários acreditam que é possível encontrar um negócio com uma fórmula de sucesso já garantida. Ter uma empresa em que o risco não existe é impossível, mas é possível, sim, minimizar riscos. Planejamento e pesquisa são ações fundamentais para isso. Uma boa dica é fazer um teste piloto com consumidores do produto ou serviço que se quer lançar. Apresentar seu projeto para possíveis interessados também ajuda muito. Eles podem dar um retorno sobre a ideia, com dicas e sugestões. As conversas com consultores e instituições de apoio ao empreendedorismo são fundamentais, pois, além de dados e informações sobre o mercado em que se quer atuar, podem oferecer cursos ou conhecimentos necessários para a criação de um negócio. Ou seja, mais que fórmulas, padrões pré-estabelecidos ou pacotes prontos, o empreendedor deve buscar assessorias e informações que diminuam seu risco e não que o eliminem.

É necessário entender que, no mundo dos negócios, em grande parte das vezes, risco está associado a retorno, e que quanto maior o risco, maior o retorno. Muitas vezes são os negócios de alto risco que podem se diferenciar no mercado, pelo fato de ainda não terem sido descobertos pela maioria das pessoas. E aí sim, com base em um bom planejamento e em pesquisas, é possível minimizar erros e trabalhar em uma empresa realmente inovadora e com posicionamento diferenciado de mercado .