sábado, 17 de setembro de 2011

Depoimento fantástico!

Segue abaixo um depoimento emocionado e fantástico de um tetraplégico que conseguiu duas vitórias: emprego e entrar na faculdade.
Eduardo Jorge, disse algo que sempre levo em minha vida profissional: "Só sei que vou ultrapassar meus limites, dar o máximo dos máximos, saber sofrer, sofrer por gosto e enfrentar todas as dificuldades com certeza e convicção que nada me impedirá de conseguir meus objectivos".
Que tenha mais vitórias e alegrias, Eduardo Jorge. E que os empecilhos, sirvam de ensinamento para o crescimento profissional. Com certeza, pensando assim, será cada vez mais forte! 
Parabéns!
______________________________________________________________________ 


Estou feliz: Consegui um emprego e entrei para a faculdade
Na maioria das vezes tenho partilhado convosco péssimas noticias. Hoje felizmente não é o caso. Tenho duas excelentes para vos deixar. Vocês que de uma maneira ou de outra sempre me apoiaram, deixando comentários, mensagens, enviando e-mails, telefonando…precisam saber.

CONSEGUI UM EMPREGO E ENTREI PARA A FACULDADE. Nem quero acreditar que isto está a acontecer! Pois a luta foi dura e longa. Mas vamos por partes:

1º - EMPREGO

Vou contar-vos um resumo do que aconteceu até conseguir. Quando estive internado no CMR do Alcoitão, pedi para ser atendido pela assistente social. Aconteceu, e peço-lhe orientação de como deveria fazer para tentar ser inserido no mercado de trabalho. Que única entidade que conhecia era o CIDEF (um centro de referência na reabilitação profissional) e não me podia apoiar em nada. Sendo que o CIDEF já estava fechado por falta de financiamento do Estado e assistente social esqueceu-se que a 20 metros de onde trabalha, existe o Centro de Reabilitação Profissional do Alcoitão, e no Norte, o de Vila Nova de Gaia.

Tentei meu Centro de Emprego. Fui muito bem atendido, registado, mas não passou disso.

Tento assistente social da minha área, veio a minha casa, conversamos, e que também não poderia ajudar-me em nada. De seguida a acção social da minha Câmara, idem.

Contacto as grandes associações, respostas zero.

Começo a enviar e-mails para todas as empresas da região, e grandes multinacionais que poderia supostamente se interessar pelos meus serviços. Tentei teletrabalho e nada.

Contacto os serviços centrais do IEFP - Instituto de Emprego e Formação Profissional e chego á fala com um alto responsável, pela 1ª vez ouço falar em emprego protegido, apoiado, Guia de Recursos, centros de reabilitação profissional e meus direitos. Isto porque ainda não tinha computador e acesso á informação como tenho agora. Depois de IEFP me munir de informação, ninguém mais me segurou.

Sabendo que tinha possibilidades de me valorizar num centro de formação especifico para nós, contacto o de Alcoitão. Sou muito bem atendido, conheço o centro na companhia de uma técnica, apresentam-me os cursos profissionais que disponibilizavam, mas não poderia ser admitido porque não tinham verbas para contratar quem nos auxiliasse. Não aceitei aquela resposta e exigi ser recebido pela direcção. Aconteceu, e segundo eles abririam uma excepção para mim. Eu entraria, mas tinha que contratar um auxiliar. Surreal. Não tinha cabimento e nem eu condições para isso. O que irrita mais é que aquele centro é totalmente adaptado ás nossas necessidades, inclusive quem mora a mais de 30 km transportam-nos gratuitamente a casa, de 15 em 15 dias, para passarmos o fim-de-semana. Tudo perfeito. Mas nós excluídos. Enviei exposições/reclamações para todo lado, mas tudo igual.

Tento o Centro de Reabilitação Profissional de Gaia, sou também muito bem atendido, minha associação, ANDST, tentou ajudar, ainda tive esperanças mas por ser dependente não deu certo também.

Tentei através do centro de emprego fazer formação profissional. Mas impossível. Subsidiam transporte aos ditos normais, menos a nós. Impossivel ter dinheiro para pagar transporte adaptado durante a duração de um curso. Geralmente 1 ano e meio.

Viro-me para a Câmara Municipal, primeiro peço uma audiência com a Sra vereadora da acção social, vem a minha casa, conversamos e luz apareceu ao fundo do túnel. Mais, fiquei a saber nesse encontro, através da sua secretária, que em Abrantes tinha inaugurado uma faculdade. Depois verão porque toco neste assunto.
Respostas concretas demoravam a aparecer, peço uma audiência com a Sra Presidente da Câmara. Fez o favor de também vir a minha casa, conversamos e um ano depois tenho meu emprego. Comecei ontem a trabalhar num espaço TIC – Tecnologias da Informação e Comunicação. Além do dinheiro me fazer muita falta, o poder produzir enche-me de alegria.

2º ENTRAR NA FACULDADE

Pois é…28 anos depois voltei a estudar. Através da secretária da Sra vereadora fiquei a saber que a universidade Aberta tinha inaugurado em Abrantes, tentei as provas de admissão e consegui entrar para Ciências Sociais. Quero muito tentar ser assistente social. É uma área que me diz muito. Foi muito bom poder testar-me, por-me á prova. No exame de História ainda sofri um pouco. Muita matéria para pouco tempo, e estava todo enferrujado, mas consegui.

Agora é ver se realmente tenho capacidade para concluir o curso…no trabalho sei das minhas limitações. Dias de chuva, frio, calor, treino intestinal, vesical…nem quero pensar nas dificuldades. Só sei que vou ultrapassar meus limites, dar o máximo dos máximos, saber sofrer, sofrer por gosto e enfrentar todas as dificuldades com certeza e convicção que nada me impedirá de conseguir meus objectivos. Força de vontade e perseverança tenho ilimitadas.

Desculpem a minha felicidade. Sei o quanto é injusto vocês estarem jogados de lado, como se de um produto de supermercado que terminou a validade se tratasse. Tem deficiência não presta. É muito duro. Sei bem o quanto dói. Mas nunca desistam. Desistir nunca. Se eu com 90% de incapacidade sou capaz, vocês também. Não aceite os “NÃOS” facilmente. Enfrente o mundo se for preciso. Sabe que temos que lutar sempre mais que todos os outros. Lutar simplesmente não chega para nós. Vão conseguir.

Sendo assim, irei vir menos vezes a este meu espaço, e Nós Tetraplégicos no Facebbok, que tantas alegrias me têm proporcionado. De qualquer maneira deixei na parte superior do blogue, alguma informação, que estará sempre disponível e actualizada. Também me podem continuar a questionar e enviar e-mails que de certeza os responderei. Poderei é demorar mais tempo.

Obrigado a todos!

Fonte: http://tetraplegicos.blogspot.com/2011/09/estou-feliz-consegui-um-emprego-e.html?spref=fb